Que o Brasil ainda é um país profundamente desigual e preconceituoso, não há como negar. Nas organizações, o cenário não é linear e homogêneo. Enquanto algumas já celebram importantes avanços nas iniciativas para promover a Diversidade, Equidade e Inclusão, muitas ainda estão iniciando essa jornada.
Faça o teste do pescoço: a sua empresa é, realmente, diversa?
Para ter mais embasamento neste exercício, precisamos resgatar os conceitos fundamentais de Diversidade, Equidade e Inclusão.
A diversidade diz respeito à qualidade do que é diferente, ou seja, ao conjunto de características que nos torna únicos. Muito embora este conceito faça referência às questões de gênero, raça, orientação sexual, deficiência, idade, formação e nacionalidade, por exemplo, ele contempla uma condição intrínseca ao ser humano que é a multidão de características que fazem parte de nós. Já a inclusão está relacionada ao ato ou efeito de incluir, ou seja, à capacidade de acolher a diversidade, criando condições para combater a exclusão de determinados grupos e pessoas.
A partir do entendimento sobre a distinção entre esses conceitos, fica muito mais fácil fazer o “teste do pescoço”, ou seja, o exercício de olhar ao redor e se perguntar se as pessoas que fazem parte da organização representam a sociedade brasileira. Uma atividade simples e importante, não só porque avalia o compromisso ético e moral da organização, mas porque a diversidade é um driver para a inovação e gera impacto nos resultados dos negócios.
A partir do momento que uma organização avança, ela é capaz de desenhar e executar ações mais robustas que garantam a diversidade nos diversos níveis hierárquicos. Para que tais iniciativas tragam os resultados esperados, elas precisam ser estruturadas a partir dos objetivos estratégicos da organização, garantindo que este trabalho seja conduzido com o compromisso e seriedade.
Quer saber mais sobre como promover a Diversidade e Inclusão na sua organização? O Instituto AB pode te ajudar! Escreve para gente no contato@institutoab.com !
