Por que impulsionar o protagonismo de profissionais com deficiência?

Que promover a inclusão vai além do cumprimento de leis, todos nós já sabemos. Mas, qual a importância de impulsionar a inclusão produtiva de profissionais com deficiência através do estímulo ao seu protagonismo?

Para respondermos essa pergunta, primeiro, precisamos entender que o profissional com deficiência, assim como qualquer outro profissional, tem o desejo de se desenvolver e crescer em sua carreira. Muitas vezes, o que faltam são oportunidades e as ferramentas necessárias para que isso aconteça. 

A organização que consegue, de fato, entender isso e adota práticas inclusivas e equitativas, além de fortalecer uma imagem positiva para todas as pessoas:

  • Melhora a percepção da sua empresa em relação à pauta ESG, fortalecendo sua imagem e reputação;
  • A melhoria da imagem e reputação possibilita uma maior satisfação e produtividade dos colaboradores, além do interesse por parte dos candidatos.
  • Ao incluir profissionais com deficiência, o mercado entende que valorizamos uma cultura organizacional inclusiva, atraindo clientes e parceiros alinhados com esses valores. 

Além disso, os profissionais são impactados por uma cultura inclusiva, gerando satisfação e produtividade. 

Incluir profissionais com deficiência é empoderar e promover o crescimento das empresas. Isso porque a inclusão de profissionais com deficiência no quadro de colaboradores abre portas para a atração de talentos com diferentes backgrounds que podem contribuir com soluções e novas ideias para os desafios que a organização enfrenta. Em suma, ações estratégicas, reais e sustentáveis de inclusão, promovem importante vantagem competitiva para as organizações, principalmente porque possibilitam novas perspectivas e soluções criativas para os desafios do negócio. 

Entretanto, estes profissionais continuam enfrentando problemas antigos: as barreiras e preconceitos enfrentados tanto no processo seletivo quanto aqueles que surgem após a contratação destes profissionais, infelizmente, ainda é uma realidade para essas pessoas. 

Por isso, é de extrema importância que as empresas tenham um diagnóstico capaz de apresentar o nível de maturidade da organização quando o assunto é inclusão produtiva de profissionais com deficiência.

Quer saber mais sobre como promover a inclusão produtiva de profissionais com deficiência na sua organização? O Instituto AB pode te ajudar! Escreve para gente no contato@institutoab.com !

Publicado por por Amanda Brito

Administradora e Especialista em Gestão Empresarial e em Educação, atua há mais de dez anos conduzindo processos de Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão de Carreira e Desenvolvimento Humano, além de já ter coordenado grupos de trabalho sobre Equidade em ambientes corporativos. Apaixonada por transformação de pessoas, possui formação em Coaching Executivo e Life Coaching, em curso credenciado pelo ICF, e em Practitioner em PNL. Também ministra palestras e tem experiência facilitando processos em Grupos. Baiana radicada no Rio, e viajante nas horas vagas, seus pés não sabem andar nem ficar quietos.

Deixe um comentário