O primeiro passo para incluir pessoas neurodiversas ou neurodivergentes é entender que são pessoas com características neurológicas diferentes das consideradas típicas, incluindo as pessoas com Transtorno do Espectro Autista ( TEA), Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), dislexia, que dificulta o aprendizado, a leitura e a escrita, e a síndrome de Tourette.
Acontece que ainda há um grande estigma e falta de preparo tanto na sociedade como nas organizações em relação aos profissionais neurodiversos. Mas, qual a causa disso?
A falta de conhecimento e informação cria barreiras que dificultam a contratação desses profissionais, gerando dificuldade de acesso ao mercado de trabalho, impactando o desenvolvimento de suas carreiras. Por isso, tão importante quanto o diagnóstico, mesmo na fase adulta, é a preparação da organização para promover a inclusão destes profissionais, garantindo processos justos e equânimes.
As empresas que já compreenderam que investir na inclusão produtiva de profissionais neurodivergentes veem tal processo como vantagem competitiva e já conseguem acessar os bons frutos que apenas um trabalho sério e com responsabilidade em Gestão Estratégica da Diversidade, Equidade e Inclusão traz.
Se a sua empresa está trilhando a jornada em busca de um ambiente de trabalho mais diverso, produtivo e inclusivo, o Instituto AB está preparado para se tornar um parceiro estratégico e apoiar nessa jornada.
Entre em contato com a gente através do contato@institutoab.com !
