Como iniciar um Programa de DE&I?

Sabemos que não existe receita de bolo quando o assunto é promover a Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I). Cada Organização possui suas próprias especificidades, gaps e pontos fortes que precisam ser levados em consideração. Isso faz com que não exista uma fórmula concreta para a construção do Programa de DE&I. Apesar disso o ponto de partida para as empresas reúne etapas que são comuns:

1 – Engajamento da Liderança

Sem o apoio da Liderança, sobretudo da Alta Liderança, dificilmente um Programa de DE&I prosperará. Para conquistar o apoio crucial deste público é preciso ter clareza sobre a importância do tema para a Organização: propósito, compromisso com a agenda ESG, promover inovação e vantagem competitiva são alguns dos exemplos que podemos enumerar. 

Um Programa bem estruturado de DE&I demandará recursos que precisarão ser priorizados e alocados de acordo com as decisões da Liderança. Somado a isso, o engajamento dos colaboradores individuais será afetado pelo entendimento de que a DE&I é uma agenda estratégica para a Organização. 

2 – Defina DE&I como uma agenda estratégica

Ações pontuais não promovem a inclusão. Diversidade, Equidade e Inclusão não pode ser um projeto específico de uma área, ela deve ser um projeto estratégico de toda a Organização. Ou seja, as iniciativas de DE&I precisam contribuir para o alcance dos Objetivos Estratégicos da Organização e, para isso, tais iniciativas devem ser estratégicas, reais e sustentáveis e demandam a alocação de recursos para a sua execução.

3 – Faça um diagnóstico e mapeie as oportunidades

Antes de definir onde queremos chegar, é fundamental entender onde estamos. Um diagnóstico bem executado apresentará informações valiosas sobre o nível de maturidade da sua Organização, além de mapear a diversidade já presente na sua empresa. Por isso, além da realização de um censo, a aplicação de pesquisa sobre a percepção dos colaboradores e colaboradoras sobre o nível de maturidade da empresa e a execução de como entrevistas em profundidade com as pessoas colaboradoras compõem um projeto de diagnóstico que orientará a estruturação da arquitetura do Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão.

Se a sua empresa está trilhando a jornada em busca de um ambiente de trabalho mais diverso, produtivo e inclusivo, o Instituto AB está preparado para se tornar um parceiro estratégico e apoiar nessa jornada.

Entre em contato com a gente através do contato@institutoab.com !

Publicado por por Amanda Brito

Administradora e Especialista em Gestão Empresarial e em Educação, atua há mais de dez anos conduzindo processos de Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão de Carreira e Desenvolvimento Humano, além de já ter coordenado grupos de trabalho sobre Equidade em ambientes corporativos. Apaixonada por transformação de pessoas, possui formação em Coaching Executivo e Life Coaching, em curso credenciado pelo ICF, e em Practitioner em PNL. Também ministra palestras e tem experiência facilitando processos em Grupos. Baiana radicada no Rio, e viajante nas horas vagas, seus pés não sabem andar nem ficar quietos.

Deixe um comentário